Por que eu Devo Fazer Psicoterapia? Conheça 3 Motivos Fortes e 1 Risco!

Escrito por: Maria Cristina Munhoz

Nós, seres humanos, somos mutáveis por natureza. Ao longo de nossa vida mudamos de gostos, aparência, moradia, alimentação, prioridades, personalidade. Estamos em constante movimento e alteração, e durante essa trajetória enfrentamos diversas fases em que nossos demônios internos vêm à tona, ressurgindo dos confins de nosso inconsciente e travando nossa rotina. É aí que a mudança se faz necessária, mas que a força interna falha, sendo a única solução procurar ajuda de terceiros especializados e a principal alternativa é muitas vezes fazer psicoterapia.

O que é a Psicoterapia?

A psicoterapia consiste em técnicas usadas por psicólogos clínicos, que realizam atendimentos a seus clientes que sofrem de um algum tipo de transtorno psicológico, como depressão, bipolaridade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, bulimia, anorexia, entre outros, ou também aqueles que precisam de ajuda profissional para deixar algum tipo de vício.

Essa modalidade de tratamento conta com momentos de desabafo do paciente, porém o principal avanço se dá pela intervenção do profissional em questões pessoais que assombram a pessoa.

Essa técnica hoje está presente em praticamente todas as cidades, ao contrário de algumas décadas atrás, que se limitava apenas para às capitais. Hoje encontramos ótimos profissionais no interior e região metropolitana de todos os estados, não sendo mais necessário, por exemplo, se você mora no estado de São Paulo, ir até a capital, podendo encontrar também uma boa psicóloga em Bauru.

Por que Fazer um Tratamento com uma Psicóloga?

Trabalhar as emoções e os estados sentimentais não é tarefa fácil. Nossa mente, que está em constante movimento, muitas vezes não nos obedece e acaba torturando todo o corpo e, consequentemente, prejudicando nossa rotina diária.

o-que-psicoterapia

A psicologia, ciência que estuda, além de outras coisas, essas armadilhas inconscientes de nosso cérebro, tem avançado cada dia mais para oferecer àqueles que necessitam de ajuda um tratamento psicológico de qualidade e eficaz.

3 fortes motivos que devem ser levados em conta ao se perguntar por que fazer psicoterapia:

Transtornos psicológicos

Que também são doenças, por mais que muitas pessoas ainda enxerguem isso como sentimentos supérfluos e passageiros.

As doenças diagnosticadas no corpo físico sejam elas aparentes ou não, graves ou não, desde que o mundo é mundo tiveram mais destaque e foram vistas com um nível de importância maior.

Quando se sente uma dor, a primeira coisa a fazer é procurar um médico para saber o que há de errado, não é mesmo? Por que então não damos tanta importância às dores de nossa alma como damos às dores de nosso corpo?

As doenças advindas do emocional

Essas doenças merecem tanto cuidado e atenção quanto qualquer outra, e esse cuidado só pode ser oferecido por um profissional habilitado, um ponto importante de ser ressaltado é que ao iniciar as sessões, o paciente é convidado a se conhecer mais profundamente, entendendo melhor seus sentimentos e suas decisões ao longo da vida.

Desabafo

E, tão relevante quanto, é a questão de que todos nós precisamos de momentos de desabafo, de falar em voz alta aquilo que nos vem à cabeça. Ao fazer isso na presença de um profissional instruído, tem-se a certeza de que essa pessoa não irá te julgar, pois a função dela é estabelecer uma caminhada conjunta a seu lado para garantir seu bem estar.

As vantagens são inúmeras, porém é necessária uma autoanálise constante para que não se corra o risco de substituir um problema por outro e, por conta da fragilidade emocional, acabar perdendo a habilidade de enfrentar seus próprios medos sozinho.

Deixe um comentário!