O autoconhecimento é um pilar para se resolver qualquer problema. É preciso conhecer a si mesmo para poder identificar sentimentos, características, pensamentos, angústias e, a partir disso, saber como se relacionar com você mesmo, com as pessoas que pertencem ao seu convívio, com os problemas e com a realidade de modo geral. A psicoterapia é de grande valia nesse sentido, portanto, vale à pena conhecê-la mais afundo e saber quando pode ser interessante procurar esse tipo de recurso.
O que é Psicoterapia?
A palavra tem origem grega e sua tradução literal se aproxima de algo como “curar a mente”. Também chamada de terapia, ela consiste em atendimentos realizados por psicólogos, individualmente, com o objetivo de tratar questões pessoais que não estejam bem resolvidas, podendo ser de caráter emocional, comportamental, cognitivo e outros.
Quem nunca fez uma sessão de psicoterapia pode acreditar que ela se resume a desabafar com o psicólogo, mas a verdade é que vai muito além. A partir das questões pessoais que são trazidas pelo paciente, o terapeuta começa a trabalhá-las com profundidade, buscando suas raízes, ajudando a pessoa a entender os motivos que a levaram a ter uma determinada condição para então resolvê-la.
Por exemplo: alguém procura o tratamento por ter problemas de relacionamento com o pai. Mais do que desabafar sobre isso (sem menosprezar a importância desse desabafo), na terapia essa pessoa pode identificar de onde vem essa dificuldade em se relacionar, se aconteceu algo na infância que possa ter influenciado ou outros motivos. Ao entender os motivos, o paciente terá mais ferramentas para lidar com o problema.
O psicólogo ajuda a elaborar e trabalhar conteúdos internos, que muitas vezes estão desorganizados e impedem que a pessoa saiba, de fato, o que está sentindo. É um trabalho árduo, que pode levar até anos, dependendo de cada caso.
Quando Procurar um Psicólogo?
Diversos motivos podem levar a essa procura:
- Dificuldades em se relacionar com alguém ou com pessoas em geral;
- Crises existenciais;
- Falta de orientação na vida pessoal ou profissional;
- Traumas pessoais;
- Dificuldades extremas para realizar certas atividades (como falar em público, por exemplo);
- Processo de luto e inúmeras outras coisas.
Ou mais indicado é que se procure a psicoterapia ao perceber que existe alguma questão interna que a pessoa não consegue resolver sozinha e que tem afetado a sua vida de alguma forma. Parando para pensar bem, praticamente todos têm algo que precisam de ajuda para resolver, não é?
Por isso, o tratamento é indicado para todas as pessoas, homens e mulheres, independente da idade. Inclusive, há terapeutas especialistas em atender faixas-etárias específicas.
Qual a Diferença Entre Psicólogo e Terapeuta?
O terapeuta, ou psicoterapeuta, é o profissional que além de ter se graduado em psicologia, se especializou em psicologia clínica, ou seja, trabalha atendendo as pessoas em consultório individualmente. Assim, todo terapeuta é psicólogo, mas o contrário nem sempre é válido!
Um psicólogo que trabalha no RH de uma empresa ou no setor pedagógico de uma escola, por exemplo, não será considerado como terapeuta. Essa é a única distinção.