A Terapia Regressiva de Memória é cercada de dúvidas, mitos e verdades. Suas informações são muitas vezes levadas distorcidas ao público, ou ainda julgadas em primeira instância, apenas pelo nome. As verdades sobre terapia regressiva de memória são inúmeras. É realmente algo benéfico e sustentado por estudos científicos da área da psicanálise.
Para sanar questões, esclarecer dúvidas e acabar com mitos, este artigo apresenta 3 mitos e 3 verdades sobre a terapia regressiva de memória. A ideia principal é mostrar como funciona. Porém, vamos conferir antes o que é a esse tipo de terapia e como ela funciona.
O que é Terapia de Vidas Regressiva de Memória?
Basicamente, é uma espécie de retorno (regressão) realizada por terapeutas para trazer registros inconscientes do paciente.
Um exemplo claro disso é um trauma grave vivido, como presenciar um acidente de carro seguido de morte, por exemplo. Através da hipnose (uma das técnicas para a realização), o terapeuta poderá entender o que o paciente presenciou.
3 Verdades da Terapia Regressiva de Memória:
1 – Esse tipo de terapia surgiu com base em estudos científicos sólidos:
Fomentada pelo Doutor em psicologia Morris Netherton, a terapia regressiva de memória busca auxiliar os pacientes a curar patologias, traumas, distúrbios e dificuldades. Essas memórias podem ser:
- Memórias Recentes: que tratam de momentos da vida atual, após o nascimento;
- Memórias Remotas: correspondem à vida uterina, ou ainda a registros inconsciente do paciente.
2 – A Terapia Regressiva de Memória não pode ser realizada em todas as Pessoas!
Há um grupo de pessoas que não são sujeitas a receber o tratamento. Ou, caso realizem, devem possuir certos cuidados maiores durante o processo. Entre os grupos estão as gestantes, hipertensos, cardíacos, surdos e psicóticos, ou ainda qualquer pessoa alocada em grupos de deficiência mental.
3 – A Terapia Regressiva de Memória não tem ligação religiosa:
Uma das grandes verdades da terapia regressiva de memória, e cercada de dúvidas, está na ligação do processo com religião. A verdade é que não há. Qualquer tipo de crença está aberta à realização. A técnica é baseada em ciência.
3 Mitos sobre a Terapia Regressiva de Memória
1 – A Terapia Regressiva de memória é feita apenas a partir da hipnose:
Apesar de ser uma das técnicas mais utilizadas, a hipnose ainda é apenas uma das técnicas. Existem outras diversas formas de induzir o paciente às lembranças das memórias, sejam recentes, sejam remotas.
Portanto, a hipnose é nada mais que uma forma a mais de induzir o paciente, de maneira a deixá-lo consciente durante a regressão.
2 – É preciso acreditar em vidas passadas para se submeter
Um dos grandes enganos de quem, à primeira vista, conhece tal forma de terapia. Independentemente das crenças, doutrinas ou religiões, a terapia visa a melhora do paciente, e não a conversão para uma determinada base de doutrina de vida – tal como a espírita (que acredita em vidas passadas), por exemplo.
3 – Existe a possibilidade de não voltar de uma regressão:
É algo até cômico de ouvir, entretanto há essa perspectiva de muitos leigos sobre o assunto. Durante o processo, o paciente está totalmente consciente, sabendo de suas realizações, além de ser controlado por um especialista na área. Portanto, é impossível que algo como isso ocorra.
Por conseguinte, com este artigo, alguns dos principais mitos foram desmistificados, e algumas verdades firmadas. Através deste pequeno artigo, provavelmente pode-se conhecer um pouco sobre uma técnica que já, comprovadamente, auxiliou em milhares de casos, mas que ainda apresenta desconfiança de uma parcela da sociedade.
Para fins de reafirmação: Terapia é estudo, não crença.