A palavra hipnose vem do grego hypnos que quer dizer “sono”. No entanto, o que acontece quando estamos hipnotizados não é bem um estado de sono. O momento hipnótico é caracterizado pela mudança no padrão de consciência, dessa maneira a pessoa consegue, através da indução ou autoindução, focalizar toda a sua atenção em um pensamento.
A técnica é utilizada em tratamento psicoterapêutico e podem ajudar no combate e cura de doenças ligadas a problemas emocionais e já vem sendo amplamente usado no País.
No entanto, a descrença com a técnica faz com que muitas pessoas se perguntem se a hipnose dá resultado. E talvez seja essa a sua dúvida, por isso vamos explicar nesse artigo o que é o ato de hipnotizar e explicar porque ela dá certo.
Como sei se a hipnose dá resultado?
Diferente do que muita gente acredita, o estado de hipnose não tem nada de místico. De acordo com especialistas de todo o País, uma pessoa entra e sai de momentos hipnóticos várias vezes ao dia, sem nem mesmo se dar conta.
Provavelmente você já ouviu alguém dizer que você estava “viajando” ou nem notou o tempo passar quando estava concentrado em uma tarefa ou trabalho. Esses são apenas dois exemplos básicos de momentos hipnóticos que provavelmente já experimentou.
No tratamento de doenças, a técnica é usada por um profissional treinado para te induzir a esse estado, te manter lá por um tempo e te tirar do processo hipnótico. Mas para isso é preciso que você se deixe hipnotizar e aceite o tratamento.
Quais doenças posso curar?
Doenças como ansiedade, fobias, angustia, problemas de concentração, agitação, estresse traumático, depressão, diabetes do tipo 2, obesidade e transtornos alimentares são algumas das doenças que podemos curar com a ajuda do tratamento hipnótico.
Com ele, o terapeuta consegue te induzir a um estado de consciência e receber respostas mais abertas a perguntas que podem ser a chave para comportamentos como a compulsão alimentar, a constante tristeza, entre outros. Dessa maneira você consegue entender como seu consciente funciona e realizar um trabalho para reverter esses quadros.
Outras áreas que podem usar a hipnose como parte do tratamento é a odontologia (1993) e a Fisioterapia (2010). Os dentistas podem colocar os pacientes com medo de tratamentos e cirurgias dentárias em um estado hipnótico, que vai agir também como um anestésico natural. Já os fisioterapeutas usam a técnica no tratamento de coluna ou para aliviar dores musculares e ósseas.
Mitos Sobre Hipnose:
Muita gente se questiona se a hipnose dá resultado por conta dos mitos que envolvem a técnica, praticada desde o século XVIII pelo alemão Franz Anton Mesmer.
Entre os mitos mais comuns estão:
- Acreditar que a pessoa não está consciente
- Achar que e possível não acordar mais do transe
- Associar hipnose à meditação
- O hipnotizador controla o desejo de quem está hipnotizado
- A técnica causa dependência
- A técnica é usada para enganar as pessoas
- A pessoa hipnotizada pode revelar todos os seus segredos, mesmo que não queira.
Como a Hipnose é um assunto bastante extenso para tratarmos em apenas um artigo, convidamos você a ler os seguintes textos já publicados em nosso Blog:
- O que é Hipnose e Como Funciona?
- 4 Mitos Sobre Hipnose no Tratamento de Traumas
- 4 Problemas que Podem ser Tratados com Hipnose
- 5 Perguntas e Respostas Sobre Hipnose
Para finalizar, caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para contato@mariacristinamunhoz.com.br ou entre em contato através do LINK abaixo.