Hoje em dia os termos “psicoterapia” e “terapia” são muito utilizados no cotidiano das pessoas. No entanto, em determinados casos, é comum que ocorra uma confusão de conceitos, visto que nem todos sabem que existe uma diferença entre psicoterapia e terapia.
De uma forma geral, essas duas áreas possuem algumas particularidades. A terapia carrega um sentido mais abrangente em seu significado. Sendo assim, é possível aferir que a terapia contempla mais de uma área. Portanto, a acupuntura, a fitoterapia, a hipnoterapia, a cromoterapia, entre outras.
A psicoterapia, por sua vez, já é voltada para uma área específica, que é a promoção do bem-estar mental. Além disso, existem variados tipos de psicoterapia, que possuem as suas distinções em relação aos propósitos que pretendem alcançar.
Nesse caso, elas podem abranger desde o desenvolvimento dos mecanismos de defesa mentais até a promoção de alguns aspectos positivos da individualidade do paciente.
Os Tipos de Terapia:
Analisando o conceito de terapia por meio de um viés semântico, é possível aferir que o termo “terapia” vem do idioma grego e se refere ao “ato de cuidar”, de “tratar”.
Entre os tipos de terapia convém salientar alguns bem conhecidos, um deles é a acupuntura, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo que são considerados vitais e energéticos.
Outro tipo de terapia que é também bastante difundido nos tempos atuais é a massoterapia. Nesse tipo de terapia, partes do corpo do paciente são pressionadas pelas mãos do profissional, acarretando dessa maneira relaxamento muscular, eliminação e redução de desconfortos e dores, bem como uma redução do estresse diário.
Outra modalidade terapêutica bastante difundida nos tempos atuais é fitoterapia, que consiste na aplicação de determinadas plantas para o tratamento de algumas doenças.
A atuação da Terapia Cognitiva:
A terapia cognitiva, por sua vez, parte da ideia básica de que não é uma situação específica que estipula as emoções e os comportamentos apresentados por uma determinada pessoa, mas sim, o que causa isso são suas cognições ou as possíveis interpretações que envolvem essa situação.
Sendo assim, a terapia cognitiva apresenta alguns preceitos definidores, tais como a notória influência dos pensamentos nos sentimentos da pessoa, inclusive podendo influenciar até mesmo na sua saúde física.
A atuação da Psicoterapia:
Se a terapia abrange uma série de modalidades para efetuar o tratamento de diferentes males, a psicoterapia possui um caráter voltado para o lado emocional do paciente. A psicoterapia é realizada por um psicólogo e tem o intuito de tratar problemas de ordem comportamental e emocional do indivíduo.
Entre os problemas emocionais e comportamentais dos pacientes, convém destacar o medo de falar em público, dificuldade de relacionamento, postura agressiva, irritabilidade, timidez excessiva, ansiedade, pensamentos demasiadamente pessimistas, entre outros problemas que dificultam o cotidiano do paciente.
Quem é o Psicoterapeuta:
O psicoterapeuta é o profissional da psicologia, ou seja, formado em Psicologia, que atua como um psicólogo clínico, ou seja, na psicoterapia o psicólogo faz uso dos diálogos e das palavras para, dessa maneira, sanar os transtornos que acometem o paciente.
É pertinente procurar a psicoterapia quando o paciente se sentir diante de certo desequilíbrio emocional, podendo ser uma depressão excessiva, medos constantes, dificuldades de se relacionar, entre outros empecilhos.