As sessões de psicoterapia podem ser um caminho interessante para quem procura ajuda profissional para resolver um conflito interno. O acompanhamento de um psicólogo clínico pode ser um atalho no processo de identificar fobias, angústias e outros problemas. No artigo de hoje, vamos conversar sobre os benefícios da psicoterapia.
O Que é Psicoterapia?
A Psicologia estuda todos os aspectos do funcionamento interno da mente, como a memória, os sentimentos, o pensamento e a percepção, bem como funções de relação, como o comportamento e a fala.
Estuda também a inteligência, a aprendizagem e o desenvolvimento da personalidade. Alguns dos métodos utilizados em Psicologia são a observação, a coleta de histórias pessoais e a utilização de instrumentos de avaliação de funções cognitivas, como a inteligência e a personalidade.
A aplicação clínica das técnicas psicológicas com objetivo de tratamento é chamada Psicoterapia.
1 – Descobrir a Origem dos Comportamentos:
Você tem uma dificuldade acima da média para fazer novas amizades? Não consegue manter relacionamentos afetivos duradouros? Está sempre ansioso mesmo quando não há razão aparente? Sente a necessidade de receber toda a atenção? Identificou-se com algumas dessas questões, mas não sabe a origem delas? Aí está o primeiro benefício!
O atendimento psicoterápico ajuda o indivíduo a descobrir a origem de comportamentos que o atrapalham de alguma forma. Uma vez sabendo o que os motiva, é mais fácil criar mecanismos para convertê-los em algo mais positivo.
2 – Desabafar:
Essa é uma parte importante da terapia: a oportunidade de aliviar a mente e o coração, colocando para fora todos os sentimentos, dores e angústias, sem o medo de ser subjugado, afinal, quem está do outro lado é um profissional.
3 – Elaborar Sentimentos:
Muitas vezes, você não sabe ao certo o que está sentindo, as emoções se confundem, não é mesmo? Uma das coisas que o psicólogo faz é justamente lhe ajudar com isso, orientando-lhe para que pouco a pouco as sensações se organizem e você saiba identificar de onde vem cada uma delas, percebendo-as uma a uma, separadamente.
Na psicoterapia, existem muitas formas de elaborar sentimentos de modo a esclarecê-los: a fala orientada pelo terapeuta, desenhos, escrita, expressões corporais e outras.
4 – Amenizar ou Acabar com as Doenças Psicossomáticas:
Quando você tem algum problema interno, psicológico ou emocional não resolvido, ele pode começar a se manifestar por meio de sintomas físicos: dores de cabeça e pelo corpo, perda de apetite, insônia, excesso de sono, tensão muscular e outros. É o que se chama de doença psicossomática.
Uma vez que você resolve essas questões internas com ajuda da terapia, os sintomas vão indo embora também e a qualidade de vida retorna.
5 – Recuperação da Autoestima:
Muitos conflitos internos estão relacionados com a perda de autoestima, causando ou sendo causados por ela. Portanto, um dos benefícios da terapia também é a recuperação, ainda que lenta e gradativa, dessa autoestima que se perdeu em algum ponto do caminho. Ao longo do tratamento, o paciente começa a se perceber de uma forma diferente e mais positiva.
6 – Autoconhecimento:
Basicamente, tudo está ligado a esse benefício. O ser humano tende a se conhecer pouco, até porque não faz parte da nossa cultura dedicar tempo e esforço em busca dos próprios sentimentos, ideias, dores, traumas, e é aí que está a raiz de tantos males que afligem a mente. Quem faz terapia, se conhece melhor, sabe ligar com seus problemas mantendo o equilíbrio entre a razão e a emoção.
Caso você queira descobrir maiores informações sobre os benefícios da psicoterapia, recomendamos que você leia o artigo “O que é Psicoterapia e porque eu Devo fazer?”.