Através desse meio (caixa de areia) se realiza o processo de projeção das mais profundas camadas do inconsciente, permitindo ao mesmo tempo a liberação de conflitos e originando a cura. É um trabalho criativo e fascinante tanto para crianças como para adultos.
Na caixa de areia são montados cenários com miniaturas de diversos objetos, como pessoas, animais, objetos domiciliares, árvores, plantas, casas, pontes, pedras, conchas e matéria-prima de todo tipo para a fabricação própria de tudo aquilo que não está disponível. Nunca será possível encontrar todas as figuras desejadas, mas é justamente isso que estimula o analisando á criação própria. O importante é que estejam presentes objetos, claros, simpáticos e belos, mas também objetos repulsivos, escuros, maus e assustadores. Importantes também são figuras simbólicas de outras culturas, para a representação do que é diferente e estranho na psique.
O Jogo de Areia cria um campo comum no qual acontece um influxo do espírito e do corpo mutuamente. Essa Terapia é muito eficaz para pacientes que tem dificuldades de sonhar, imaginar ou de sair do plano concreto por vezes prejudicando o seu desenvolvimento terapêutico, por considerarem uma barreira. A técnica do Jogo de Areia é adequada especialmente aos adultos e crianças que sofrem de distúrbios da primeira infância, pois leva a pessoa de maneira não-verbal de volta ás camadas mais profundas da psique da primeira infância.