Existem muitas formas de entender e conceituar os conteúdos psicológicos e, dependendo do enfoque dessa análise, surgem as diferentes teorias que vão compreender e explicar a natureza humana, as chamadas abordagens ou linhas teóricas da Psicologia como a Psicanálise, a Psicologia Junguiana, a Psicologia Comportamental, entre outras.
A aplicação clínica das técnicas psicológicas com objetivo de tratamento é chamada Psicoterapia.
A procura pelo auxílio de um psicólogo pode se dar pelos mais diversos motivos que vão desde problemas emergenciais muito bem focalizados, como relacionamento interpessoal, timidez, depressão, dificuldades existenciais ou mesmo pela busca de autoconhecimento.
A Psicoterapia também auxilia nas crises de transição das fases da vida como adolescência, maturidade e envelhecimento.
Quanto mais cedo se procura ajuda, mais cedo se diagnostica e se trata o problema. Para que o processo psicoterapêutico se dê de forma satisfatória é preciso saber que o paciente se comprometa com a terapia e tenha a total consciência de que o Terapeuta não tem uma varinha mágica que solucionará todas as questões para o paciente e sim um trabalho em conjunto entre Terapeuta e paciente.
Fazer Terapia é aprender a lidar com seus conflitos de forma madura e equilibrada; é se fortalecer, desenvolver seus potenciais e, principalmente, se autoconhecer. É um investimento na busca de sua alma e do sentido de sua vida.
Fazer psicoterapia é reservar um espaço e um tempo na sua vida para cuidar de você.